LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS DISCURSIVOS


Para responder a esta questão, você deverá criar/imaginar a seguinte cena retirada de uma charge de Lila.

 

 

“Uma criança pobre, barriga grande, descalça e usando apenas bermudas, conversa com a mãe e diz:

 

- Mãe, meu sonho quando crescer é ser um prefeito, deputado, senador ou governador.

 

Ao que a mãe responde:

 

-Já, eu gostaria que você fosse um homem trabalhador.”

 

 

 

A partir disso, pode-se afirmar que:

 

 

I – A mãe, mesmo sendo carente, é consciente das atitudes errôneas de alguns políticos.

 

 

II – No discurso do filho, fica claro, para ele, que ser político é algo bom.

 

 

III – As situações discursivas, que incluem questões históricas sociais, valores, convicções, representadas na charge, contribuem para o processo de produção dos sentidos do leitor.

 

 

Estão corretas as afirmativas.

 


I e II


I, II e III


II e III


II, apenas


I e III

Considerar o sujeito e as condições de produção como determinantes da manifestação discursiva significa levar em conta os pontos de vista, as crenças, as leituras já feitas, as experiências adquiridas, a história e a cultura a que esses sujeitos estão envolvidos.

 

Os ditados populares são frequentes nas diferentes culturas e, de certa forma, representam a sabedoria do povo. São usados como explicações ou sínteses metafóricas de situações, vivenciadas pelas pessoas, de um modo geral.

 

 

Leia o seguinte ditado popular:

 

 

“O que não me mata, me fortalece.”

 

 

Considerando a nossa cultura brasileira e o ditado, analise as afirmativas:

 

 

I. O ditado representa uma aversão aos problemas, aos desafios, encarando-os de forma negativa, haja vista que nada ganhamos com eles.

 

II. O ditado mostra uma perspectiva positiva acerca dos desafios enfrentados, uma vez que ressalta o efeito deles ao nos fortalecerem, isto é, mostrando como são importantes para nosso aprendizado.

 

III. Situações desagradáveis nos oportunizam criar estratégias de ação, aprendendo a lidar com os problemas e, assim, adquirindo conhecimentos sobre alternativas de solução, o que nos deixam mais fortes.

 

IV. Os desafios que enfrentamos são importantes pois nos ajudam em nosso desenvolvimento, haja vista que eles nos obrigam a desenvolver habilidades e competências, fazendo-nos ser cada vez mais fortes.

 

 

 

Assinale a alternativa que contém afirmativa(s) ideologicamente coerente(s) com o ditado apresentado:

 

 


I, apenas


II, III e IV


I e II


I, II, III e IV


III e IV

Confluir imagem, sons, vídeos de uma forma complementar ao texto verbal contribui sobremaneira para que o escritor atinja os objetivos de seu texto, fazendo-se compreender de forma mais plena. Os links complementam o texto verbal matriz, dando ao leitor acesso, por diferentes mídias, a construções que visam o desdobramento e enriquecimento da temática.

 

 

Em um hipertexto, em um website, o autor colocou um link com a palavra Humanização que remetia ao site “Dicionário On-line de Português” e trazia o seguinte.

 

 

Significado de Humanização

substantivo feminino. Ação ou efeito de humanizar ou humanizar-se; tornar-se mais sociável, gentil ou amável. Etimologia (origem da palavra humanização). Humanizar + ção.

 

Sinônimos de Humanização

Humanização é sinônimo de: educaçãosocializaçãocivilização

Antônimos de Humanização

Humanização é o contrário de: desumanização.

 

 

(Fonte: DICIO. Dicionário On-line de Português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/humanizacao/. Acesso em: 22 set. 2020.)

 

 

Podemos dizer que o link é:

 


Uma indicação de pesquisa para aprofundamento do assunto, uma vez que traz um artigo científico, cujo suporte é uma das principais revistas científicas do país acerca da temática.


Uma animação, haja vista que a imagem de desenhos se movimentando são um interessante recurso para chamar a atenção do leitor.


Um glossário, haja vista que traz a definição da palavra, elucidando seus vários sentidos, que podem ser usados em diversos contextos.


Um relato de experiência, haja vista que evidencia uma experiência, vivenciada na prática, por uma pessoa, e que se articula coerentemente com a temática.


Uma curiosidade, uma vez que traz uma informação inusitada acerca do tema, sendo esta muito interessante.

O hipertexto é um texto não-linear (MARCUSCHI, 2001), visto que o seu leitor não segue exatamente uma ordem que imprime uma única leitura, podendo optar por diferentes caminhos, selecionados de acordo com seu desejo e/ou necessidade.

 

 

Assim, o hipertexto pode ser considerado como multissemiótico e essa característica refere-se a uma das alternativas a seguir.

 

 

Assinale a opção correta:

 


A acessibilidade é ilimitada, mas pode ser limitada dependendo dos recursos midiáticos apresentados.


A linearidade, posto que o hipertexto propõe uma ordem sequencial de leitura.


A centralidade, pois possui uma organização hierárquica, organizada e sequencial.


A possibilidade de interconectar, em um mesmo momento, à linguagem verbal como à não verbal, integrando música, vídeos, imagens, links etc.


A hierarquia quanto ao espaço e limites textuais de seu desenvolvimento, pois há limites de espaço de escrita e de leitura.

Observe a imagem a seguir:

 

 

Essas são algumas características do hipertexto, segundo Marcuschi (2001 apud PIRES; DELDUQUE; LATERZA, 2020, p. 140). Com base nesse estudo, avalie as afirmativas a seguir.

 

I. Nos hipertextos, pode-se dizer que não há hierarquias quanto aos limites de espaço textuais, tanto de escritura quanto de leitura, por isso podemos dizer que eles são fragmentários.

 

II. Ao fazer a leitura do hipertexto, estabelecemos ligações de fragmentos de textos, relacionando-os, de forma dinâmica, no entanto é necessário que ele tenha cum centro regulador imanente. Podemos afirmar que o hipertexto é fragmentário.

 

III. A característica de ser topográfico, diz respeito à possibilidade de o hipertexto agregar, de forma coerente, à linguagem verbal a linguagem não verbal, por meio de gráficos, vídeos, podcasts, fotografias entre outras formas, modos de linguagem.

                            

IV. Os hipertextos, diferentemente dos livros impressos, são voláteis, isto é, podem ser colocados e recolhidos da internet, quando o autor quiser. Além disso, os caminhos de leituras também são instáveis pois são feitos pelos leitores, de acordo com as conexões que querem estabelecer.

 

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

 


I, II e III


I, apenas


II e IV


I, II, II e IV


III e IV

Para Fernandes (2008, p.26), “compreender o sujeito discursivo requer compreender quais são as vozes sociais que se fazem presentes em sua voz”. Você estudou, inclusive, que, no interior de uma formação discursiva (doravante FD), os sentidos são determinados pelas formações ideológicas que atravessam esse espaço. Em um culto religioso cristão, por exemplo, a configuração enunciativa deve predominar é de uma FD religiosa e cristã. Durante uma partida de futebol, predomina-se uma FD esportiva.

 

 

Considerando seus estudos, leia o texto a seguir:

 

 

Permeada pela desigualdade de gênero, a história brasileira deixa clara a posição inferior imposta a todas as mulheres. Essas, mesmo após a conquista do acesso ao voto, ensino e trabalho – negado por séculos – permanecem vítimas da violência, uma realidade que ceifa vidas e as priva do direito a terem sua integridade física e moral protegida.

 

O machismo e a misoginia são promovidos pela própria sociedade. Meninas são ensinadas a aceitar a submissão ao posicionamento masculino, ainda que estejam inclusas agressões e violência, do abuso psicológico ao sexual. Os meninos, por sua vez, têm seu caráter construído à medida que absorvem valores patriarcais e abusivos, os quais serão repetidos em suas condutas ulteriores.

 

Um dos conceitos filosóficos de Francis Bacon, que declara o comportamento humano como contagioso, se aplica perfeitamente à situação. A violência de gênero, conforme permanece a ser reproduzida, torna-se enraizada e frequente. Concomitantemente, a voz das mulheres é silenciada e suas manifestações são reprimidas, o que favorece o mantimento das atitudes misóginas.[...]

 

(Fonte: PEREIRA, Júlia. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Guia de Carreira. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/educacao/enem-redacao-nota-1000/. Acesso em: 03 ago. 2020.)

                                                                                

 

Agora, avalie as afirmativas:

 

 

I) No texto, pode-se identificar predominantemente a formação discursiva feminista, haja vista que o discurso, constituidor do texto, defende os direitos da mulher.

 

II) Pode-se encontrar no texto, entre outras, a formação discursiva filosófica, pois há a citação de um filósofo e a explanação de suas ideias que contribuem com a argumentação no discurso.

 

III) Para entender o enunciado, o leitor precisa entender o contexto sócio-histórico brasileiro, sua cultura e a história das lutas e conquistas femininas. Tais aspectos são parte da condição de produção desse discurso.

 

IV) O termo misoginia, que significa ódio ou aversão às mulheres, complementa-se ao machismo. Esses são usados no texto em seu sentido natural, demonstram que eles podem e devem continuar a serem praticados pois pertencem a cultura da sociedade.

 

V) Os termos machismo e misoginia, no texto, são explicados como fatores históricos da cultura brasileira, haja vista que estão imbricados na criação de muitas meninas e meninos. Mostra um processo de causa e consequência que torna tais posturas como cíclicas e, por isso, difíceis de serem combatidas.

 

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):

 


I, II, III e V


II, III, IV e V


I, II e III


I, II, III, IV e V


I, II e IV

Outra concepção importante para a Análise do Discurso é a de formação discursiva, que se refere ao que se pode falar, escrever em determinada época e espaço social, a partir das condições de produção. Isso significa dizer que os sentidos emergem de acordo com as formações ideológicas (crenças, convicções de uma sociedade em um tempo e espaço específicos). Por exemplo, em um artigo de opinião de um determinado jornalista, os enunciados refletem as ideias desse jornalista.

 

No interior de uma formação discursiva (doravante FD), os sentidos são determinados pelas formações ideológicas que atravessam esse espaço. Em um culto religioso cristão, por exemplo, a configuração enunciativa deve predominar é de uma FD religiosa e cristã. Durante uma partida de futebol, predomina-se uma FD esportiva.

 

 

Tendo em vista essa concepção, veja as afirmações.

 

I Em um culto religioso cristão, deve-se predominar a formação ideológica religiosa que crê em Deus, em Jesus Cristo e as formações discursivas se articulam com as ideológicas.

 

II Em uma greve de professores, a formação discursiva vai elencar termos, expressões, questionamentos, imagens, que implicam questões salariais, plano de carreira, relações escola comunidade, de acordo com as ideologias do grupo envolvido.

 

III Em uma publicidade de carro de luxo, as formações discursivas vão circular em torno das ideias de poder, de riqueza, de aparências, de competição, de classe social, envolvendo o universo capitalista.

 

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

 


II e III


I e III


I, II e III


III, apenas


II, apenas

Você estudou que a linguagem deve ser concebida como interação social, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas que estabelecem a relação de comunicação entre os interlocutores. O uso dessas marcas mostra a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, conclusões.

 

Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar um modo preconceituoso de analisar um indivíduo. Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.

 


Ela é inteligente, mas é mulher.


Puxa, Pedro! Que bom que você veio!


Ela é estudiosa, portanto deverá passar no concurso.


A leitura eficaz de um texto exige atenção, relação com outros textos e capacidade de inferências.


Além de ser trabalhador, João é simpático.

Em seus estudos, você aprendeu que as trocas de conhecimentos são necessárias entre as pessoas e acabam constituindo-se como um movimento natural de interação e colaboração, consolidando a união entre os profissionais. Considerando esses estudos, leia o fragmento a seguir:

 

Em seu ambiente de trabalho procure, portanto, respeitar o espaço do outro, focar em suas demandas e tarefas, em participar dos resultados, desenvolver suas habilidades e competências, agregar e compartilhar experiências e em construir uma autoridade e credibilidade verdadeira em sua carreira.

 

Fonte: MARQUES, José Roberto. Entenda porque a postura profissional é importante para sua carreira. Disponível em: www.jrmcoaching.com.br. Acesso em: 03 jul. 2020.

 

Considerando o trecho e seus estudos, analise as afirmativas a seguir:               

 

I) Entender-se como pessoa passível de falhas é importante, pois a partir daí o colaborador pode procurar novas aprendizagens, abrindo-se para o feedback com seus colegas, interagindo e evoluindo.

 

II) A construção conjunta de conhecimentos, realizada nas interações entre os colaboradores, para a melhor elaboração do serviço prestado, contribui na formação do capital intelectual da empresa.

 

III) Posturas de orgulho, em que o profissional se fecha apenas em suas tarefas, ficando afastado do restante das pessoas e sem interagir na construção de conhecimentos é o ideal, pois assim ele produz mais.

 

IV) Ter um histórico de pessoa deferente, gentil e proativa contribui bastante para que os pares profissionais mostrem boa vontade para trocas de conhecimentos. Ao pedir ajuda, esclarecimentos, é crucial fazer perguntas claras, ouvir as respostas com atenção e agradecer, posteriormente.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

 


II, III e IV


I e III


III e IV


I, II, III e IV


I, II e IV

Podemos dizer, de acordo com os nossos estudos, que os operadores argumentativos fazem a relação entre as estruturas linguísticas, conferindo-lhes coerência e coesão, ainda ressaltando a força argumentativa do enunciado e o sentido para o qual apontam. Assim, ao fazer essa conexão, eles podem indicar relações de causa, consequência, conclusão, oposição, finalidade, soma de ideias etc. Para realizar essas relações há diferentes tipos de operadores que proporcionam diferentes sentidos aos textos.

 

Analise a relação estabelecida pelas conjunções/operadores argumentativos nas frases a seguir:

 

I Explicação/causa.

II Conclusão.

III Oposição.

IV Finalidade

 

Agora, analise a relação das frases:

 

( ) Wesley pretende viajar, entretanto não conseguiu negociar as férias com o patrão.

( ) Jorge faz horas-extras semanalmente, pois necessita de dinheiro.

( ) Marinalda faz aulas de canto para ser uma exímia cantora.

( ) José frequenta cursos e estuda muito, portanto conseguirá passar no concurso.

 

Assinale a sequência correta.

 


I, III, IV, II.


II, III, I, IV.


I, II, III, IV.


III, I, IV, II.


I, IV, II, III.

Páginas: 12